
Adoecimento docente, avanço das direitas e necropolítica no Brasil
2022; Volume: 14; Issue: 31 Linguagem: Português
10.31639/rbpfp.v14i31.643
ISSN2176-4360
AutoresRafael Baioni do Nascimento, Belén Díaz, Mônica Maria Teixeira Amorim,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoCom o avanço das direitas no Brasil na última década, associado à necropolítica e biopolítica, pode-se observar entre os professores um crescente mal-estar. No presente artigo oferecemos um estudo teórico sobre esses fenômenos, começando por uma consideração histórica sobre o sucesso das direitas no Brasil e no mundo, e percorrendo conceitos e reflexões em torno das estratégias biopolíticas e necropolíticas de subjetivação. Apresentamos, igualmente, algumas reflexões sobre estratégias de resistência nos processos de formação docente com base no pensamento de Paulo Freire. As inferências obtidas a partir desse estudo apontam, entre outras questões, que a educação e a formação de professores constituem importantes espaços de disputa política na atualidade e que o corpo dos professores tem se mostrado um campo de batalha, a sofrer danos consideráveis, portanto demandando atenção e cuidado.
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