Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ritmos, letras e gestos ordenados

2022; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35355/revistafenix.v19i2.1084

ISSN

1807-6971

Autores

Cristina IUSKOW,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender de que forma a prática do canto orfeônico, implantado na Era Vargas, foi utilizado como forma de disciplinar corpos e pensamentos, voltá-los ao louvor patriótico e ao trabalho. Tal prática se constituía nas apresentações de canto de centenas de vozes amadoras, entoando músicas de teor fortemente nacionalista. Busca-se ainda compreender a atuação de diversos órgãos e intelectuais nesse projeto e do compositor Heitor Villa-Lobos na formação de professores para a prática do canto nas escolas do país por meio de cursos e cartilhas e a publicação de decretos tornando obrigatória tal política cultural-educacional, com forte investimento na constituição de corpos saudáveis, assépticos, moralizados e disciplinados, a partir da percepção de médicos e eugenistas à época.

Referência(s)