
Jornalismo audiovisual em múltiplas telas:
2022; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 11; Issue: 20 Linguagem: Português
10.5752/p.2237-9967.2022v11n20p84-102
ISSN2237-9967
AutoresGustavo Teixeira de Faria Pereira,
Tópico(s)Radio, Podcasts, and Digital Media
ResumoBuscamos analisar as transformações do jornalismo televisivo com a expansão para outras telas, o que proporciona um ambiente multimídia/transmídia e a ampliação do engajamento e interação com o público, que ocorre, sobretudo, por meio da afetação e dos modos de se construir as narrativas. O objeto escolhido é o Jornal Nacional, tomando como recorte a edição do dia 19 de junho de 2021, data em que o Brasil ultrapassou as 500 mil mortes por Covid-19. A investigação será feita por meio da Análise da Materialidade Audiovisual, método que busca compreender o audiovisual como uma unidade. Os resultados preliminares apontam para a afetação do público através da construção de dramas cotidianos que chegam tanto pela tela da TV, como também por outras telas, como fica evidente nos cortes dos vídeos veiculados nas redes sociais digitais do JN nas redes sociais digitais Facebook e Twitter.
Referência(s)