Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Práticas de alfabetização e letramento com pessoas idosas

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 19; Issue: 44 Linguagem: Português

10.5007/1807-0221.2022.e83981

ISSN

1807-0221

Autores

Júlia Terena de Souza Lima Dias, Francine Cerqueira dos Santos, Gabriela Barbosa Souza, Jefferson da Silva Moreira, Lílian Miranda Bastos Pacheco,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo objetiva promover análise qualitativa da mediação didática desenvolvida remotamente em tempos da pandemia de covid-19, com pessoas idosas cadastradas no Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi proposta oficina de alfabetização com o objetivo de, a partir dos conceitos de alfabetização, consciência fonológica, letramento e maturidade, fomentar nos participantes uma maior interação, domínio da escrita e leitura, além de fortalecer o uso e contato com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), visando conferir mais autonomia aos sujeitos. As atividades foram elaboradas e propostas por meio do WhatsApp. Infelizmente, em virtude das disparidades socioeconômicas, nem todas as pessoas idosas dispõem de acesso digital. Mas aqueles poucos que tiveram acesso às mídias conseguiram interagir, aprender e trocar saberes entre si e com as monitoras. O processo de mediação didática provocou interações sociais, buscando desconstruir concepções estereotipadas sobre o envelhecer, que em nossa sociedade é muitas vezes visto como fase da vida limitante, fomentando a horizontalização de conhecimentos e valores com o idoso.

Referência(s)