Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Escolas municipais de Fortaleza: dois momentos de reordenamento da rede escolar

2022; Fundação Carlos Chagas; Volume: 33; Linguagem: Português

10.18222/eae.v33.8792

ISSN

1984-932X

Autores

Erineuda do Amaral Soares, Eloísa Maia Vidal,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

O artigo analisa a organização da rede escolar do município de Fortaleza, Ceará, no período de 1996 a 2019. O estudo é de natureza quantitativa, de caráter descritivo e explicativo, baseado em dados obtidos nas secretarias estadual e municipal de educação, provenientes do censo escolar e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. A análise mostra que a rede municipal passou por dois momentos de reordenamento: o primeiro, associado ao processo de municipalização do ensino fundamental, e o segundo, a especialização das escolas na oferta de um único segmento do ensino fundamental, vinculado às políticas de avaliação em larga escala e a mecanismos de accountability implementados na educação básica do Ceará.

Referência(s)