Educação rural no campo: é direito e não esmola
2022; Volume: 2022; Issue: 18 Linguagem: Português
10.53660/conj-2200-2z92
ISSN1657-5830
AutoresVanda Almeida da Cunha Araújo, Débora Araújo Leal,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA Educação no campo nos remete a uma reflexão sobre os problemas estruturais que produzem as diversas desigualdades que a educação brasileira apresenta e até reproduz. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde possibilitou um olhar para o povo da zona rural, com a opinião de diversos autores, teorias e a responsabilidade principal do Estado como garantidor dos direitos sociais. Dessa maneira, foi mostrado que a falta de recurso do Estado na Educação do campo possibilitou que o número de analfabetos no Brasil aumentasse, a baixa renda da família e a falta de emprego. A necessidade do sistema educativo para o povo do campo é de extrema importância, o direito a educação é garantido a todos os brasileiros, independentemente de cor, raça, classe social, religião e gênero. Diante disso, o Estado tem a obrigação de incluir nos currículos brasileiros de educação, a Educação Rural para o povo rural e proporcionar recurso para inclusão de escolas nas zonas rurais com merenda de qualidade, professores qualificados e instrutura adequada.
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