Artigo Acesso aberto

O impacto do movimento expressionista em Schönberg e Hindemith

2022; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 28; Linguagem: Português

10.20504/opus2022.28.18

ISSN

1517-7017

Autores

Helena Carvalho,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

A evolução da linguagem musical em Hindemith e Schönberg, em dois pólos europeus de Berlim e Viena, de alguma forma se enraizou numa vertente comum nas obras de início do séc. XX, pela conexão ao movimento expressionista. Embora assumindo formas diferentes nos dois compositores, o direcionamento via um crescente atonalismo acompanhou a integração da estética expressionista, com temas de introspecção freudiana, sendo que a fragilidade psicológica explorada no Expressionismo como abordagem existencial e social se traduziu num cromatismo crescente até à dissolução total da tonalidade e, por redundância, numa anulação dos elementos constitutivos de discurso musical, enquanto o próprio discurso e a psique das personagens se fragmentavam, explorando os limites do possível ou do aceitável. Depois desta fase, cada um dos compositores seguiu o seu caminho, consolidando o seu próprio sistema musical numa reorganização cabal do material que, tendo passado por um processo de desconstrução extrema, reaparecia totalmente reorganizado.

Referência(s)