
Procrastinação acadêmica entre estudantes universitários brasileiros
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 25; Issue: 47 Linguagem: Português
10.36704/eef.v25i47.5816
ISSN2317-0093
AutoresJoene Vieira-Santos, Vivian Nathalia Rodrigues Malaquias,
Tópico(s)Perfectionism, Procrastination, Anxiety Studies
ResumoProcrastinação acadêmica refere-se ao atraso ou adiamento voluntário de atividades, mesmo que tal atitude cause dificuldades maiores a longo prazo. O presente estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura para examinar a procrastinação acadêmica entre estudantes universitários brasileiros. Buscas foram realizadas em setembro de 2020 utilizando a expressão “procrastinação acadêmica” nas bases Periódicos CAPES, BVS, DOAJ, Scielo e Google Acadêmico. Foram selecionados 16 artigos empíricos cujo foco era a procrastinação acadêmica em estudantes universitários brasileiros. Verificou-se que procrastinação é um fenômeno frequente entre estudantes universitários e pode ser motivado por diferentes fatores (sentimentos de ansiedade e incapacidade diante da tarefa, percepção de dificuldade da tarefa, quantidade de tarefas a serem realizadas e significado atribuído à tarefa). Os resultados apresentados podem contribuir para subsidiar ações destinadas a auxiliar estudantes universitários a lidar com esse problema.
Referência(s)