Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudar é sua mente ir às estrelas: um estudo das compreensões de crianças sobre o processo de aprendizagem escolar

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.26694/caedu.v4i3.2926

ISSN

2675-1496

Autores

Letícia Teles de Sousa, Zuleica Pretto,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este estudo aborda a compreensão sobre o processo de aprendizagem de crianças matriculadas no quarto ano do Ensino Fundamental Inicial, de uma escola pública, situada em um município localizado na região sul do Brasil. Com inspiração etnográfica, pretendeu-se compreender os sentidos que as crianças atribuíam a escola, a aprendizagem e os atores envolvidos nesse processo, como familiares e professores. Entende-se, mediante a perspectiva Histórico-Cultural e os Estudos da Sociologia da Infância, que a criança é um sujeito ativo no seu processo de aprendizagem e tem potencial discursivo sobre como ele acontece. A partir da pesquisa, as crianças evidenciaram como a escola é um lugar de encontro, pertencimento e envolvimento com as dimensões epistemológica, socializante e profissionalizante da vida; salientaram os desafios das relações com os adultos que estão presentes nesse processo; e, sobretudo, denotaram a relevância de repensarmos as normativas curriculares no processo de aprendizagem escolar na experiência das infâncias.

Referência(s)