
Estudar é sua mente ir às estrelas: um estudo das compreensões de crianças sobre o processo de aprendizagem escolar
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.26694/caedu.v4i3.2926
ISSN2675-1496
AutoresLetícia Teles de Sousa, Zuleica Pretto,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo aborda a compreensão sobre o processo de aprendizagem de crianças matriculadas no quarto ano do Ensino Fundamental Inicial, de uma escola pública, situada em um município localizado na região sul do Brasil. Com inspiração etnográfica, pretendeu-se compreender os sentidos que as crianças atribuíam a escola, a aprendizagem e os atores envolvidos nesse processo, como familiares e professores. Entende-se, mediante a perspectiva Histórico-Cultural e os Estudos da Sociologia da Infância, que a criança é um sujeito ativo no seu processo de aprendizagem e tem potencial discursivo sobre como ele acontece. A partir da pesquisa, as crianças evidenciaram como a escola é um lugar de encontro, pertencimento e envolvimento com as dimensões epistemológica, socializante e profissionalizante da vida; salientaram os desafios das relações com os adultos que estão presentes nesse processo; e, sobretudo, denotaram a relevância de repensarmos as normativas curriculares no processo de aprendizagem escolar na experiência das infâncias.
Referência(s)