
A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE PROFESSORES NO PIBID GEOGRAFIA DA FURG
2022; Volume: 19; Linguagem: Português
10.55823/rce.v19i19.212
ISSN1980-4679
AutoresFabricio Paula de Souza, Claudia Da Silva Cousin, Aline Machado Dorneles,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo trata de uma pesquisa que buscou compreender a formação acadêmico-profissional de professores de Geografia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Das ações desenvolvidas pelo subprojeto Geografia do PIBID da FURG, destaca-se a escrita como ferramenta formativa. Neste artigo, apresentamos os resultados parciais da pesquisa, que valeu-se de um resgate das apostas formativas do PIBID Geografia em interlocução com a escrita narrativa. Para esta análise, utilizamos o Discurso do Sujeito Coletivo no conteúdo dos portfólios reflexivos, dois cadernos de escrita compartilhada pelos sujeitos envolvidos no projeto entre 2018 e 2020. A partir de análises dos dados, evidenciou-se que, através do Portfólio Coletivo Reflexivo, a escrita de narrativas e as Rodas de Formação possibilitaram a construção de saberes docentes com impactos na formação profissional do grupo.
Referência(s)