
Elementos recorrentes na performance de sopros no sambajazz – 1963 a 1965
2022; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 28; Linguagem: Português
10.20504/opus2022.28.21
ISSN1517-7017
AutoresRaphael Ferreira da Silva, Maico Viegas Lopes,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoNeste artigo, discutimos alguns aspectos técnico-musicais relacionados à performance de instrumentistas de sopro no contexto do sambajazz, registrados em fonogramas produzidos entre 1963 e 1965. Por meio da descrição analítica de elementos técnico-musicais presentes na interpretação de tais performers, realizada a partir de transcrições de excertos de doze fonogramas tidos como standards do gênero, investigamos a recorrência de recursos interpretativos, notadamente no que concerne a articulações e inflexões. A partir disso, foi possível constatar que: a) nos casos em que há mais de um instrumentista de sopro envolvido no mesmo fonograma, há determinadas “irregularidades” – deliberadas ou não – resultantes da não coincidência de detalhes interpretativos referentes a ritmo, articulações e inflexões; b) as articulações e inflexões mais recorrentes nesta órbita estético-musical são as mesmas encontradas na discografia do jazz, notadamente o bebop. Por fim, na reflexão empreendida concluímos que, nesse contexto estético e período, em alguns casos a noção de performance de sopros é resultado não somente de nuances interpretativas, mas também da tomada de “liberdades melódicas” por parte dos performers ao expor um tema. Desta maneira, entendemos que os elementos recorrentes da performance de instrumentos de sopro no sambajazz produzido nessa época englobam articulações, inflexões e ornamentação improvisada da melodia.
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