
Indícios e reflexões da alfabetização científica a partir de uma sequência de ensino investigativa:
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
10.48075/rebecem.2.v.6.n.3.29091
ISSN2594-9179
AutoresDanielle Pereira de Almeida, Ulysses Vieira da Silva Ferreira, Oberto Grangeiro da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente estudo buscou compreender o que poderia emergir da alfabetização científica (AC) numa proposta de ensino por investigação. Nesse sentido, foi realizada a produção de uma sequência de ensino investigativa (SEI) pelos autores do trabalho, durante o Programa Residência Pedagógica. A SEI abordou o conteúdo de propriedades coligativas e foi aplicada numa turma de 2º ano do ensino médio integrado, seguindo as etapas: problematização; sistematização do conhecimento; contextualização social do conhecimento e atividade de avaliação. Como método de análise de dados foi adotada a Análise Textual Discursiva. A pesquisa possui caráter qualitativo e o corpus de análise foi composto por produções textuais escritas dos discentes. A análise do corpus mostrou que a experimentação investigativa contribuiu para a construção dos conceitos científicos e tais caminhos direcionam à promoção da AC, oportunizando reflexões para pensar um ensino que aproxime o aluno da ciência, ao mostrar sua relevância e aplicação no cotidiano.
Referência(s)