Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino de conteúdos curriculares de Matemática ligados com a árvore africana baobá

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 5; Issue: 5 Linguagem: Português

10.36661/2595-4520.2022v5n5.13293

ISSN

2595-4520

Autores

Noelly Susana Goedert de Souza, Ivonei João Tormena, Julia Gabriella Pedrini, Patrícia Adriane Luzzi Urbainski, Tânia Baier,

Tópico(s)

Mathematics Education and Teaching Techniques

Resumo

Neste artigo estão apresentados alguns recortes de uma pesquisa modalidade qualitativa que busca por modos de incorporar elementos da cultura africana em aulas de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A organização das atividades didáticas seguiu princípios da etnomatemática conforme orientações de Ubiratan D’Ambrosio. A obtenção dos dados foi efetuada por meio de um curso de formação para professores, intitulado “Matemática e cultura africanas articuladas a temas curriculares”. Neste texto estão expostas as compreensões de três participantes da pesquisa, professores da rede básica de educação, que desenvolveram junto com seus estudantes atividades que possibilitaram ligar características da árvore baobá com conceitos de geometria fractal, recursividade, potenciação e generalização algébrica.

Referência(s)