Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação do Campo e Etnomodelagem: saberes êmicos no cultivo do milho

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 5; Issue: 5 Linguagem: Português

10.36661/2595-4520.2022v5n5.13287

ISSN

2595-4520

Autores

Luana Oliveira Moreira de Jesus, Zulma Elizabete de Freitas Madruga,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo objetiva investigar os saberes êmicos de um agricultor, no cultivo do milho, durante o desenvolvimento de uma proposta pedagógica com base na Etnomodelagem. O artigo é parte dos resultados de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Os participantes da pesquisa foram 22 estudantes do 3° ano do Ensino Médio, de uma Escola da Rede Estadual da Bahia, localizada no município de Laje-BA, caracterizada como Escola do Campo, e um agricultor da comunidade local. Os dados foram produzidos a partir de entrevista com o agricultor. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo, sendo construídas as categorias emergentes: saberes locais - conhecimentos êmicos; e, em busca de uma relação glocal – conhecimentos dialógicos. Os resultados mostraram que os saberes e fazeres do agricultor (êmicos) são carregados de aspectos relacionados com a Matemática, e para além, outras discussões ganharam destaque, as quais indicam um movimento de glocalização. Ademais, há necessidade de propor ações que favoreçam o reconhecimento dos conhecimentos provenientes dos grupos dos quais os estudantes fazem parte, sendo fundamental para a construção da identidade camponesa.

Referência(s)