Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

contribuições de um cenário criativo ecoformador na tessitura do processo de ensino e aprendizagem

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 14; Issue: 36 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2022v14n36p60-73

ISSN

2175-6600

Autores

Iliane Stein, Madalena Pereira da Silva, Joel Cezar Bonin,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A fragmentação do conhecimento permeia as práticas pedagógicas dos docentes em todos os níveis de ensino, especialmente a partir do ensino fundamental. Na educação infantil, as práticas pedagógicas são integradas e as áreas do conhecimento são articuladas. Contudo, a partir do 5º ano do ensino fundamental, o currículo fragmenta-se e cada professor trabalha a sua disciplina de forma especializada e tudo que havia sido trabalhado até então, começa a ser segmentado. Assim, o objetivo deste artigo consiste em apresentar as contribuições do cenário ecoformador com base nas narrativas dos professores e estudantes envolvidos, como uma alternativa à desfragmentação do saber. Essa capacidade de envolvimento e de integração que envolve toda a comunidade escolar é o diferencial desta pesquisa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX