
contribuições de um cenário criativo ecoformador na tessitura do processo de ensino e aprendizagem
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 14; Issue: 36 Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2022v14n36p60-73
ISSN2175-6600
AutoresIliane Stein, Madalena Pereira da Silva, Joel Cezar Bonin,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA fragmentação do conhecimento permeia as práticas pedagógicas dos docentes em todos os níveis de ensino, especialmente a partir do ensino fundamental. Na educação infantil, as práticas pedagógicas são integradas e as áreas do conhecimento são articuladas. Contudo, a partir do 5º ano do ensino fundamental, o currículo fragmenta-se e cada professor trabalha a sua disciplina de forma especializada e tudo que havia sido trabalhado até então, começa a ser segmentado. Assim, o objetivo deste artigo consiste em apresentar as contribuições do cenário ecoformador com base nas narrativas dos professores e estudantes envolvidos, como uma alternativa à desfragmentação do saber. Essa capacidade de envolvimento e de integração que envolve toda a comunidade escolar é o diferencial desta pesquisa.
Referência(s)