
Manuais escolares jesuítas de filosofia: autorizado pela Comissão Nacional do Livro Didático na década de 1940
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 25; Issue: 47 Linguagem: Português
10.36704/eef.v25i47.5768
ISSN2317-0093
Autores Tópico(s)Historical Education and Society
ResumoO artigo tem por objetivo apresentar os manuais escolares jesuítas de filosofia que foram autorizados pela Comissão Nacional do Livro Didático, na década de 1940. Nas primeiras décadas republicanas a influência do positivismo, liberalismo e laicismo na organização sócio-política-cultural, tem impacto sobre a (re)organização do currículo oficial do ensino secundário, e provocam o distanciar das humanidades. Mas, as articulações católicas no campo político educacional e o predomínio de tais instituições tradicionais, apontam seu status quo no governo e o poder editorial das letras católicas na formação da nação. Ao problematizar as fontes e documentos na investigação, permitiu adotar o método documental/bibliográfico. Nesse contexto, abordar aspectos do currículo oficial e a autorização dos manuais pelo governo, permite evidenciar a presença de manuais escolares jesuítas: Filosofia do Pe. José Castro Nery S. J., e Noções de História da Filosofia do líder intelectual católico Pe. Leonel Franca S. J., na formação da nação.
Referência(s)