
Estratégias tsotsianas de transmissão e acomodação da música de mbira
2022; Volume: 30; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33054/abem202230212
ISSN2358-033X
Autores Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoA pesquisa das culturas musicais africanas, na sua base intelectual, alicerça a compreensão e o progresso da filosofia humana. Este artigo investiga as estratégias tsotsianas de transmissão e acomodação da música de mbira, buscando caminhos alternativos que podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem musical. As reflexões do artigo configuram-se na interseção do cenário da mbira e das lentes da Antropologia, Etnomusicologia e Educação Musical. O artigo é baseado numa etnografia solidificada em um trabalho de campo que consentiu uma interação humana e artística autoetnográfica na oficina Mukhambira junto do mestre Tsotsi. As técnicas de obtenção, organização e análise dos dados incluiram: pesquisa bibilográfica, observação participante, notas de campo, entrevista semiestruturada, registro audiovisual e de fotografia. Desvendaram-se, fora do cânone, as seguintes estratégias: 1) aprimoramento da técnica de execução do instrumento e do repertório por meio da observação, da imitação, da repetição e da escuta ativa; 2) ligação do performer e do instrumento desde o início da construção do instrumento; 3) construção da performance através de tentativas de erro e acerto; 4) recriação da música segundo as contingências do meio; 5) conexão cadencial fluida e cíclica; 6) uso de ações práticas e de diversos instrumentos musicais; 7) conversas de motivação e estabelecimento de relações humanas; 8) encontros de aprendizagem em lugares e durações flexíveis. Assim, estudar as estratégias dessa prática significou estabelecer relações com mestres, estrutura do repertório, técnica do instrumento, forma musical, instrumentos envolvidos, assim como exercitar a memória e as reações do som no corpo.
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