Artigo Acesso aberto Produção Nacional

“Brinquedorias” no rádio

2022; Volume: 30; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33054/abem202230208

ISSN

2358-033X

Autores

Ana Consuelo Ramos,

Tópico(s)

Radio, Podcasts, and Digital Media

Resumo

A partir do estudo da produção musical e artística do Movimiento de la Canción Infantil Latinoamericana y Caribeña (MoCILyC), realizado em meu Doutorado (RAMOS, 2018a), continuo a investigação, analisando concepções de infância e criança presentes nas atividades radiofônicas produzidas por integrantes do Comitê Permanente deste Movimento. Uma das questões orientadoras deste breve estudo é: o que é fazer rádio para crianças? Fundamentada em aportes da Sociologia da Infância, da Filosofia e da Educação, analiso princípios filosóficos e conceituais para a produção do programa Serelepe: uma pitada de música infantil transmitido pela Rádio UFMG Educativa. Este programa integrou o projeto de Extensão da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG), Serelepe: Brinquedorias Sonoras e Cênicas . O projeto focalizou a pesquisa e a invenção de brincadeiras. Mediante tal ênfase, verifico como as brincadeiras ocorrem no programa de rádio Serelepe . Dentre os resultados obtidos, infiro que a brincadeira, no Brinquedorias , é articulada de forma coerente com seus pressupostos conceituais em ambas as instâncias do projeto. Referente à atividade radiofônica, percebi que a brincadeira está presente nas canções com letras instigantes e ritmos que se vinculam ao conteúdo, nos diálogos cômicos e na entonação das vozes dos(as) apresentadores(as) e personagens criados em situações fantasiosas, ou seja, na dramaturgia pensada para o rádio, que podem aguçar a curiosidade e imaginação das crianças. O conceito de infância e correlatos se coaduna a dos teóricos consultados, que respeitam a sensibilidade e inteligência da criança, reconhecida como sujeito de direitos inserido em distintos contextos sociais.

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