
INSTRUMENTALIZAÇÃO MATEMÁTICA: USO DA RÉGUA, DO COMPASSO, DO ESQUADRO E DO TRANSFERIDOR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
2022; Editora Univates; Volume: 43; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22410/issn.1983-0378.v43i2a2022.3234
ISSN1983-0378
AutoresFlaviane Predebon Titon, Deise Nívia Reisdoefer, Lisiane May,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo objetiva apresentar resultados de um projeto de ações integradas – ensino, pesquisa e extensão – desenvolvido no âmbito da Educação Básica por professores e estudantes do curso de Matemática Licenciatura do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Concórdia, no ano de 2021. A problemática esteve associada a dificuldades de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental no uso dos instrumentos matemáticos escolares, levantada em situações de estágio pelos futuros professores. A partir disso, foi construída uma proposta de ação/intervenção, intentando ao desenvolvimento de saberes procedimentais de alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental. As atividades propostas foram de natureza prática, lúdica e recreativa. Duas turmas participaram das atividades em oficinas no contraturno escolar. Como resultados, foi observado elevado envolvimento dos sujeitos nas oficinas e evolução satisfatória no uso dos instrumentos. Além disso, todo o planejamento foi organizado em um “caderno de atividades”, cuja produção poderá servir de suporte para futuras intervenções de professores nas escolas.
Referência(s)