Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

VIDA QUE SEGUE EM TEMPOS DE PANDEMIA

2022; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 7; Linguagem: Português

10.20873/2526-1487e022022

ISSN

2526-1487

Autores

Daniely Jéssica Tenório Santana, Valéria Barbosa, Thaís Augusta Cunha de Oliveira Máximo,

Tópico(s)

Education and Work Dynamics

Resumo

O trabalho docente na educação básica tem sofrido diversos impactos gerados pelas reformas educacionais da última década. Devido ao fato de a quarentena e o distanciamento social serem medidas adotadas pelo Ministério da Saúde para conter a contaminação da população pela Covid-19, as escolas públicas passaram a atuar remotamente, por meio de recursos tecnológicos. Esse cenário intensificou as dificuldades enfrentadas pela categoria, além de agravar a saúde dos trabalhadores e a precarização do sistema público de ensino. Este estudo analisa a relação entre saúde e trabalho de professores da rede estadual de ensino da Paraíba na modalidade a distância. Foi utilizado um instrumento de pesquisa desenvolvido por estagiários de pesquisa em colaboração com um sindicato de trabalhadores da educação. É composto por questões objetivas e subjetivas distribuídas na dimensão sociodemográfica e diagnóstica. Os dados foram analisados ​​com base na proposta teórico-metodológica da Psicodinâmica do Trabalho, por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo temática. Por fim, propõe-se a realização de reuniões de trabalho, que possibilitem a construção da autonomia e o fortalecimento do coletivo.

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