
VIDA QUE SEGUE EM TEMPOS DE PANDEMIA
2022; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Volume: 7; Linguagem: Português
10.20873/2526-1487e022022
ISSN2526-1487
AutoresDaniely Jéssica Tenório Santana, Valéria Barbosa, Thaís Augusta Cunha de Oliveira Máximo,
Tópico(s)Education and Work Dynamics
ResumoO trabalho docente na educação básica tem sofrido diversos impactos gerados pelas reformas educacionais da última década. Devido ao fato de a quarentena e o distanciamento social serem medidas adotadas pelo Ministério da Saúde para conter a contaminação da população pela Covid-19, as escolas públicas passaram a atuar remotamente, por meio de recursos tecnológicos. Esse cenário intensificou as dificuldades enfrentadas pela categoria, além de agravar a saúde dos trabalhadores e a precarização do sistema público de ensino. Este estudo analisa a relação entre saúde e trabalho de professores da rede estadual de ensino da Paraíba na modalidade a distância. Foi utilizado um instrumento de pesquisa desenvolvido por estagiários de pesquisa em colaboração com um sindicato de trabalhadores da educação. É composto por questões objetivas e subjetivas distribuídas na dimensão sociodemográfica e diagnóstica. Os dados foram analisados com base na proposta teórico-metodológica da Psicodinâmica do Trabalho, por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo temática. Por fim, propõe-se a realização de reuniões de trabalho, que possibilitem a construção da autonomia e o fortalecimento do coletivo.
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