Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O COMPONENTE LÍNGUA PORTUGUESA NAS TRÊS VERSÕES DA BNCC PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 26; Issue: 52 Linguagem: Português

10.26694/rles.v26i52.3136

ISSN

2526-8449

Autores

Ildenê Freitas da Silva Mota, Genylton Odilon Rêgo da Rocha, Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho se move no campo dos estudos sobre currículo, considerando aqui o currículo prescrito, tendo como objeto de investigação as prescrições curriculares para a Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental contidas nas três versões da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, (BRASIL, 2017). Dessa forma, através da Pesquisa Documental e Análise de Conteúdo seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa, examinamos comparativamente o componente curricular em estudo de modo a identificar avanços, retrocessos e permanências ocorridos durante o processo de seleção de conhecimentos. Em vista disso, objetivamos especificamente desvelar quais conhecimentos foram selecionados para o componente Língua Portuguesa. Os dados foram analisados em diálogo com o referencial teórico adotado embasado por Bakhtin (2006 [1929]), Geraldi (2004 [1984]) e Apple (2001, 2003, 2006, 2011). Os resultados evidenciam que os conhecimentos selecionados para a Língua Portuguesa estão intrinsecamente relacionados às teorias linguísticas enunciativas (Análise de Dialógica de Discurso, Linguística Textual, Sociolinguística) vinculadas à concepção interacionista de linguagem. Em consonância com a perspectiva de língua adotada, a dimensão da linguagem privilegiada foi a discursiva/dialógica em detrimento da gramatical.

Referência(s)