Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Do sarau à palavra (per)formada: entre paradigmas, intuição e artivismo

2022; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 23; Issue: 39 Linguagem: Português

10.22456/2236-3254.127898

ISSN

2236-3254

Autores

Thaís Alessandra Martins da Cruz, Alex Beigui,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este artigo visa contribuir para a compreensão da palavra como potencialidade performativa. A partir do estudo do fenômeno da poesia marginal dos saraus, o hip-hop, o slam até a palavra (per)formada, objetiva-se demonstrar como o poder da palavra e sua potência cênica, relação com o conceito de intuição e de ativismo na arte, são capazes de produzir sentido poético e ético na cena contemporânea. O trabalho é resultado de uma pesquisa teórica e prática realizada no campo dos processos de criação e pretende investigar a intuição como dispositivo de criação para a arte da performance. Foi utilizada a metodologia etnográfica de Sylvie Fortin e Pierre Gosselin (2014) para organização do material criativo. Desse modo, foi discutida a partir do paradigma decolonial, o racismo estrutural, a identidade negra e o corpo negro em cena. Parte dos resultados práticos foi apresentada na Bienal Black Brazil Art, produzida em parceria com a Njabala Foundation de Uganda. O trabalho foi premiado em 2019 e a autora convidada a integrar residência artística internacional.

Referência(s)