Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Programa de Educação Tutorial (PET – Educação)

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 7; Linguagem: Português

10.25053/redufor.v7.e8500

ISSN

2448-3583

Autores

Cosmo Mauro de Oliveira, Daniel Azevedo de Brito, Silvina Pimentel Silva,

Tópico(s)

Youth Development and Social Support

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) destaca-se pelo seu caráter dinâmico, pautado nos princípios básicos de ensino, pesquisa e extensão O objetivo do presente trabalho é avaliar as contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET-Educação) para a formação docente dos alunos do CECITEC – UECE. Este estudo adota uma abordagem do tipo mista (quanti-qualitativo). O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado disponibilizado via Google Forms. Os participantes compuseram uma amostra de 26 alunos, formada por atuais bolsistas, ex-bolsistas, voluntários e ex-voluntários do programa. Utilizou-se uma análise baseada na estatística descritiva para a etapa quantitativa e análise de conteúdo para a etapa qualitativa. Após a coleta e análise dos dados, foi destacado que o PET-Educação por meio das suas atividades extracurriculares envolvendo ensino, pesquisa e extensão tiveram uma importante contribuição na formação profissional e pessoal dos discentes do CECITEC-UECE.

Referência(s)
Altmetric
PlumX