
Tirinha e matemática: orientações didáticas a partir de um problema do livro o homem que calculava de Malba Tahan
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português
10.14393/bejom-v3-n6-2022-65876
ISSN2675-1313
AutoresThalya Cristiny de Sousa Masseno, Rebeca Oliveira Amarante, Ana Carolina Costa Pereira,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoNo decorrer dos anos, os professores de Matemática buscam métodos que os auxiliem a superar obstáculos e dificuldades relacionados ao ensino e à aprendizagem da referida disciplina em sala de aula. O uso das tirinhas no âmbito escolar surge, então, como uma proposta didática, pois possui um grande potencial na construção de conhecimentos e em uma melhor absorção dos conceitos matemáticos pelos estudantes. Além disso, as tirinhas podem ofertar diversos benefícios ao ensino de Matemática, uma vez que a junção da imagem e do texto podem favorecer de forma atraente a transmissão e a discussão de conceitos específicos da Educação Básica. Deste modo, o artigo tem o intuito de apresentar uma orientação didática para o ensino de Aritmética a partir do problema o nosso encontro com um rico xeque contido no livro O Homem que calculava, de Malba Tahan, utilizando tirinhas. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo que resultou na construção da orientação didática. Assim, concluímos que as tirinhas podem ser incorporadas às aulas de Matemática, promovendo reflexões e discussões acerca dos conteúdos matemáticos, bem como fomentando o incentivo e hábito.
Referência(s)