Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Tirinha e matemática: orientações didáticas a partir de um problema do livro o homem que calculava de Malba Tahan

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português

10.14393/bejom-v3-n6-2022-65876

ISSN

2675-1313

Autores

Thalya Cristiny de Sousa Masseno, Rebeca Oliveira Amarante, Ana Carolina Costa Pereira,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

No decorrer dos anos, os professores de Matemática buscam métodos que os auxiliem a superar obstáculos e dificuldades relacionados ao ensino e à aprendizagem da referida disciplina em sala de aula. O uso das tirinhas no âmbito escolar surge, então, como uma proposta didática, pois possui um grande potencial na construção de conhecimentos e em uma melhor absorção dos conceitos matemáticos pelos estudantes. Além disso, as tirinhas podem ofertar diversos benefícios ao ensino de Matemática, uma vez que a junção da imagem e do texto podem favorecer de forma atraente a transmissão e a discussão de conceitos específicos da Educação Básica. Deste modo, o artigo tem o intuito de apresentar uma orientação didática para o ensino de Aritmética a partir do problema o nosso encontro com um rico xeque contido no livro O Homem que calculava, de Malba Tahan, utilizando tirinhas. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo que resultou na construção da orientação didática. Assim, concluímos que as tirinhas podem ser incorporadas às aulas de Matemática, promovendo reflexões e discussões acerca dos conteúdos matemáticos, bem como fomentando o incentivo e hábito.

Referência(s)