Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática

2021; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.3895/actio.v6n3.14459

ISSN

2525-8923

Autores

Ariane Da Silva Landgraf, Andresa Maria Justulin,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os indicadores de desenvolvimento do pensamento algébrico manifestados por alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio, por meio da resolução de problemas. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, buscando o entendimento de aspectos relacionados ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos participantes. Para a coleta de dados, elaborou-se um instrumento com sete problemas que envolvem conteúdos de Álgebra, o qual foi aplicado em uma turma 37 alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Fundamentos da Matemática 1. Para contemplar o objetivo enunciado, são apresentados três dos problemas aplicados. A análise dos dados abarcou as resoluções dos participantes, fazendo uma triangulação com o referencial teórico que trata dos indicadores do desenvolvimento do pensamento algébrico. Os resultados apontaram um índice menor do que 50% em cada indicador analisado, o que revela que o pensamento algébrico dos participantes não é satisfatório.

Referência(s)
Altmetric
PlumX