Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Punhos de repúdio: notas etnográficas e análise dos estereótipos sobre arte e política em um Beat’em up satírico

2022; Volume: 15; Issue: 29 Linguagem: Português

10.5433/2237-9126.2022v16n29p171

ISSN

2237-9126

Autores

Luiza Aragon Ovalle, Vinícius Cruz Pinto,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este artigo tem o objetivo de explorar as representações evocadas na versão demo do jogo brasileiro “Punhos de repúdio”. Compreendemos que o jogo investiu tempo e recursos para uma imagem gráfica e chamativa, se valendo de estereótipos na construção dos seus personagens, sendo relevante se pensar tal estética e narração discursiva do roteiro, posto que seguimos a hipótese de que as plataformas digitais vêm marcando sua participação na vida política e social brasileira, ressignificando a polarização política no Brasil. Tal polarização reconfigura a linguagem, o entretenimento e comportamentos que passam a ser atribuídos como de “esquerda” ou de “direita”. A metodologia foi fruto de observação online de interações em redes sociais, experimentação do jogo, grupo focal e conversas informais com os desenvolvedores do jogo e usuários. Trazemos conclusões preliminares, em particular sobre a agência e a intencionalidade acionadas pelo jogo através de sua divulgação nas redes sociais YouTube e Facebook, bem como da sua jogabilidade e seu processo de produção , onde expressa uma crítica social identificada como de “esquerda” no Brasil. Assim, com o jogo ainda em seu pré-lançamento, o artigo não esgota o potencial analítico que o game proporciona.

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