Artigo Acesso aberto

A reapropriação da subjetividade e a pedagogia da autonomia em ações extensionistas no campo do design

2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.12957/arcosdesign.2022.65066

ISSN

1984-5596

Autores

Barbara Necyk, André da Silva Coutinho,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar se ações extensionistas como o evento Rolé Virtual na Cinelândia possuem a potencialidade de promover a reapropriação da subjetividade no contexto do ensino em design. Em paralelo, estabelecemos a relação entre expectativas e achados de um evento que acabou por incorporar premissas da pedagogia da autonomia, em Freire, em uma universidade pública. O evento remoto propiciou uma experiência imersiva na forma de um "passeio" virtual aos moldes da atividade de desenho de observação. Mediado por aplicativos digitais conectados à Internet, o evento configurou-se como uma apropriação tecnológica de um aplicativo comumente utilizado para geolocalização, o que ­ contribuiu para criação de formas de reapropriação da subjetividade.

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