Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Modos Autogestionários e Pistas Investigativas na Formação de Professores

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 47; Linguagem: Português

10.1590/2175-6236117549vs01

ISSN

2175-6236

Autores

Rosimeri de Oliveira Dias, Eduardo Antônio de Pontes Costa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

RESUMO O artigo discute a importância de modos autogestionários tecidos na relação entre as práticas de pesquisa consideradas problematizadoras e o campo da formação inventiva, junto aos professores da Educação Básica. Há conceitos-operadores, ético-estético-políticos, que sustentam o trabalho teórico e empírico, para pensar sobre o que se produz nas práticas de formação. Tais conceitos-operadores polemizam o domínio da noção de sujeito, produzido pela cena dicotômica cartesiana, gerando pistas investigativas criadas por gestos, práticas e saberes, com a experiência de formar professores perspectivada pela invenção. Busca, assim, potencializar resistências e modos contra hegemônicos que singularizam caminhos de formar professores.

Referência(s)