
Modos Autogestionários e Pistas Investigativas na Formação de Professores
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 47; Linguagem: Português
10.1590/2175-6236117549vs01
ISSN2175-6236
AutoresRosimeri de Oliveira Dias, Eduardo Antônio de Pontes Costa,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoRESUMO O artigo discute a importância de modos autogestionários tecidos na relação entre as práticas de pesquisa consideradas problematizadoras e o campo da formação inventiva, junto aos professores da Educação Básica. Há conceitos-operadores, ético-estético-políticos, que sustentam o trabalho teórico e empírico, para pensar sobre o que se produz nas práticas de formação. Tais conceitos-operadores polemizam o domínio da noção de sujeito, produzido pela cena dicotômica cartesiana, gerando pistas investigativas criadas por gestos, práticas e saberes, com a experiência de formar professores perspectivada pela invenção. Busca, assim, potencializar resistências e modos contra hegemônicos que singularizam caminhos de formar professores.
Referência(s)