Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Glória a Arstotzka: A experiência sensível e imersão em Papers, Please

2022; Volume: 15; Issue: 29 Linguagem: Português

10.5433/2237-9126.2021v16n29p149

ISSN

2237-9126

Autores

Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente artigo analisa o modo em que o jogo de videogame independente Papers, Please (2013) pode proporcionar ao jogador a imersão em mundos primorosamente simulados através da experiência obtida do jogar. Trata como pilares teórico-metodológicos a imersão e a experiência sensível, considerando seus elementos intrínsecos como essenciais para a compreensão das relações entre jogo-jogador (ambiente-indivíduo). Considera, primordialmente, o videogame como uma tecnologia da imagem e do imaginário. Busca, ainda, através das metodologias de Estudo de Caso e Observação Participante, registrar como pode ocorrer a experiência de imersão de consciência, identificando características que diferenciam essas experiências e compreendendo mobilizações afetivas experimentadas.

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