
Glória a Arstotzka: A experiência sensível e imersão em Papers, Please
2022; Volume: 15; Issue: 29 Linguagem: Português
10.5433/2237-9126.2021v16n29p149
ISSN2237-9126
AutoresCaio Túlio Olímpio Pereira da Costa,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente artigo analisa o modo em que o jogo de videogame independente Papers, Please (2013) pode proporcionar ao jogador a imersão em mundos primorosamente simulados através da experiência obtida do jogar. Trata como pilares teórico-metodológicos a imersão e a experiência sensível, considerando seus elementos intrínsecos como essenciais para a compreensão das relações entre jogo-jogador (ambiente-indivíduo). Considera, primordialmente, o videogame como uma tecnologia da imagem e do imaginário. Busca, ainda, através das metodologias de Estudo de Caso e Observação Participante, registrar como pode ocorrer a experiência de imersão de consciência, identificando características que diferenciam essas experiências e compreendendo mobilizações afetivas experimentadas.
Referência(s)