
Os Rankings Acadêmicos: implicações na governança universitária das universidades católicas brasileiras
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 47; Linguagem: Português
10.1590/2175-6236117631vs01
ISSN2175-6236
AutoresMarco Wandercil, Adolfo Ignácio Calderón, Francisco Ganga Contreras,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoRESUMO O presente artigo tem como objetivo analisar as implicações dos rankings acadêmicos, como instrumentos de avaliação externa, na estrutura de governança das universidades católicas brasileiras. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada pesquisa exploratória por meio de análises documentais e bibliográficas, tomando como referência produção científica obtida em bases indexadas, legislação federal, constituições apostólicas, direito canônico, estatutos, regimentos e Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI’s) dessas instituições. Diante dos inúmeros rankings existentes, evidencia-se em grande parte das universidades católicas, o uso desse ferramental no processo de planejamento estratégico, por meio de seus respectivos desempenhos para o estabelecimento de metas e objetivos.
Referência(s)