
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PANDEMIA
2021; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.23925/2358-4122.2021v8i2p157-177
ISSN2358-4122
AutoresFilipe Carvalho Silva, Joás Do Nascimento Lima, Júlio César Carvalho Alencar, Rebeca Maciel Silva, José Milton Lopes Pinheiro,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo originou-se de nossa perplexidade ao presenciar as transformações que a pandemia da COVID-19 gerou na sociedade. Diversas instituições de ensino tiveram que adequar suas atividades para atuarem de forma remota. Essa é uma das implicações da pandemia, mas ela apresenta diferentes faces. Tecer compreensões sobre elas é objetivo desta pesquisa, trazendo os olhares já lançados pela Educação Matemática. Para tanto, questionamos: como a Educação Matemática configura-se frente a pandemia do COVID-19? Realizamos um estudo bibliográfico retomando as pesquisas produzidas por pesquisadores dessa área durante esse contexto de crise sanitária. Recorremos à fenomenologia como campo teórico/metodológico, com a qual constituímos ideias nucleares, que nos permitiram tecer compreensões sobre a pergunta diretriz. Dentre os olhares lançados pela Educação Matemática destaca-se a ênfase às tecnologias digitais, tendo como fundo as práticas de sala de aula e a formação de professores. Ainda, reafirma-se a relevância do ensino para além da matemática, propondo a tematização da pandemia em sala de aula, para que se possa também desenvolver uma conscientização e uma postura crítica frente a ela e às suas implicações.
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