O acto final? Jornalismo Português de Cinema em tempos pandémicos.
2022; University of Seville; Linguagem: Português
10.12795/ambitos.2022.i58.02
ISSN1988-5733
Autores Tópico(s)Media, Journalism, and Communication History
ResumoO Jornalismo de Cinema deve ser entendido como um campo particular do jornalismo cultural, que se assume enquanto prática jornalística centrada na atividade cultural e artística, que marcou o século XX e insiste em continuar no século XXI: o cinema. Encarado como subgénero do jornalismo cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico. Com este artigo, procuramos perceber as transformações que a pandemia trouxe ao jornalismo português de cinema e compreender as transformações que ocorreram nesta especialização jornalística durante dois meses da pandemia (Junho e Julho de 2020) nos media portugueses de forma a entender as alterações que o jornalismo de cinema atravessou. Aplicamos uma análise de conteúdo aos principais jornais portugueses (versão impressa e online): Público, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Correio da Manhã, Observador e Expresso, e programas de rádio e televisão informativos dedicados exclusivamente ao cinema: os programas de televisão Cinebox (TVI24), Janela Indiscreta (RTP) e Cartaz Cinema (SIC Notícias) e os programas de rádio Cinemax (Antena1) e A Grande Ilusão (Antena2). Concluímos que esta especialização jornalística em Portugal ficou bastante fragilizada durante os meses analisados com um empobrecimento temático e de formatos que resulta de estratégias editoriais que abdicaram de cobrir o cinema, em alguns casos por completo.
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