Artigo Acesso aberto

Implicações da Agenda Internacional da Educação 2030 para as políticas públicas de educação profissional e tecnológica dos países da América do Sul

2020; Volume: 14; Issue: 5 Linguagem: Português

10.21439/conexoes.v14i5.1800

ISSN

2176-0144

Autores

Samuel Brasileiro Filho,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo é uma contribuição para os debates e reflexões ao I Ciclo Internacional de Palestras sobre a Educação Superior na América do Sul promovido pelo Instituto Federal do Ceará- IFCE em torno da mesa temática referente à internacionalização, política educacional, intercâmbio estudantil e organismos internacionais. Uma temática muito ampla e com muitas possibilidades de exploração, porém, organizamos nossa participação, sintetizada neste artigo, mediante uma abordagem preliminar sobre algumas reflexões a respeito das implicações da Agenda Internacional da Educação 2030 para as políticas públicas de educação profissional e tecnológica dos países da América do Sul. Este estudo é produto de estudos preliminares desenvolvidos no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT e do Grupo de Pesquisa Observatório da Educação Profissional e Tecnológica do IFCE a partir de uma pesquisa documental em documentos e materiais publicados por organismos internacionais em sítios institucionais na Internet. Os estudos neste campo apontam que, à despeito da grande diversidade das nações que constituem a Amárica do Sul, há uma relativa semelhança nos paradigmas que orientaram as políticas educacionais da educação profissional e no modelo de expansão de sua oferta, nos últimos 30 anos, com uma relevante influência dos Organismos Internacionais Multilaterais e de suas agendas educacional, como é o caso da Agenda Internacional da Educação 2030. Compreende-se diante das reflexões sobre as políticas de educação profissional e tecnológica dos países da América do Sul e as implicações oriundas da Agenda Internacional de Educação 2030 não há mais lugar, na América Latina, para a dualidade de um sistema educativo que promova uma exclusão estrutural em que os pobres recebem uma educação orientada para o trabalho e os ricos são formados para seguir a formação superior.

Referência(s)