Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

WebQuest como proposta de avaliação digital no contexto da aprendizagem significativa crítica em ciências para o ensino médio

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34019/2237-9444.2022.v12.35023

ISSN

2237-9444

Autores

Marcello Ferreira, Danielle Xábregas Pamplona Nogueira, Olavo Leopoldino da Silva Filho, Marcos Rogério Martins Costa, Joaquim José Soares Neto,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O Ensino Médio tem sido a etapa da educação com os resultados mais precários em avaliações nacionais de larga escala. Urgem, portanto, intervenções que possam responder a essa contingência. Neste artigo, adotamos uma teoria educacional capaz de engendrar uma aprendizagem significativa crítica que, aliada às novas tecnologias digitais, conforma-se ao modo não linear de aprendizagem. Subsidiados por essa abordagem teórica, o objetivo é desenvolver, como produto tecnológico, uma estratégia avaliativa baseada nas WebQuests, em conjunto com tecnologias TRI-CAT, que apresentam características impossíveis de se mimetizar em avaliações por meios não digitais. Aplica-se essa proposta ao ensino de ciências na disciplina de Física do Ensino Médio. Para tanto, este estudo é apresentado em três partes. Na primeira parte, faz-se uma discussão fundamentada sobre os pressupostos educacionais e avaliativos que podem sustentar uma proposta de WebQuest com itens de múltipla escolha. Na segunda, são abordados os pressupostos metodológicos desta pesquisa tecnológica. Na terceira parte, é descrito o modelo de WebQuest com itens de múltipla escolha, expondo parte dos resultados alcançados no projeto-piloto, que contou com a participação de nove estudantes do Ensino Médio. Como resultado, este artigo aponta que a WebQuest com itens de múltipla escolha é uma ferramenta que pode contribuir para o desenvolvimento de metodologias de ensino mais afins das TICs.

Referência(s)