Comunicação interna nas organizações que operam em Home Office por meio do uso de ferramentas tecnológicas
2021; Volume: 31; Linguagem: Português
10.56839/bd.v31i2.7
ISSN2595-2064
AutoresAndré de Oliveira Alves, Ana Karine Loula Torres Rocha,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoNo cenário pandêmico, o modo de trabalho sofreu mudança, passando do continuamente presencial para o remoto (home office). Alguns autores apontam que nesse método de trabalho surgem alguns questionamentos: para os gestores, fica a dúvida se o funcionário está trabalhando, já para os funcionários, a sensação de se tornar invisível pode gerar insegurança. Frente a isso, se faz necessário o uso de recursos tecnológicos que maximize a comunicação entre seus colaboradores. Este trabalho tem o objetivo de analisar e refletir sobre a importância da utilização de ferramentas tecnológicas adequadas para uma efetiva comunicação interna nas empresas que operam em home office. Enquanto metodologia, optou-se por utilizar uma abordagem qualitativa e método indutivo a partir de uma revisão bibliográfica. Estudos apontam que a transição de um modelo presencial para à distância exige um novo protocolo de relacionamento entre seus colaboradores, onde as ferramentas tecnológicas são utilizadas com mais frequência para e o atingimento de objetivos. Os sistemas de informação, sendo eles hardware e software, telecomunicações e recursos multimídia, utilizados por meio dos recursos tecnológicos, tais como scanner, celular, câmera digital, telefone via satélite, notebook, computador, entre outros, são utilizados para fornecer dados, informações e conhecimento e surgem para aprimorar a comunicação. Com este estudo foi possível perceber que se faz necessário o uso adequado e o permanente aprimoramento dos canais de comunicação, visando a diminuir as imprecisões na veiculação das informações e contribuir de maneira satisfatória para o desempenho coletivo entre gestores e funcionários. Palavras-chave: Comunicação. Home office. Tecnologia. Empresas.
Referência(s)