Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ensino de música na educação básica em municípios da serra catarinense

2022; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34019/1984-5499.2022.v24.33634

ISSN

1984-5499

Autores

José Rodrigo Santos Velho, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar e discutir o ensino de música em escolas municipais da região serrana catarinense. A partir das orientações legais vigentes, o ensino de arte é componente curricular obrigatório na educação básica, sendo a música uma das linguagens que deve estar presente na formação escolar. O referencial teórico adotado apoia-se em Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994). Metodologicamente, foram realizadas entrevistas com gestores(as) educacionais, que forneceram dados referentes à presença da música nas escolas, quantidade de professores e processo de contratação de profissionais para o ensino de música. Os resultados demonstram que, assim como em diversos contextos brasileiros, o ensino de música nos dezoito municípios pesquisados apresenta-se de forma diversificada, evidenciando diferentes perspectivas, concepções e resultados. Cabe destacar que apesar das diferenças, o ensino de música está presente em onze dos dezoito municípios estudados.

Referência(s)