Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ENSINO DE ESCRITA LITERÁRIA NA UNIVERSIDADE: O PERCURSO BRASILEIRO

2021; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34019/1982-0836.2021.v25.36666

ISSN

1982-0836

Autores

Carolina Zuppo Abed,

Tópico(s)

Artistic and Creative Research

Resumo

Este artigo recupera os argumentos centrais de alguns protagonistas da inclusão dos laboratórios de escrita nas universidades brasileiras, analisando suas bases teóricas e os ecos encontrados no percurso histórico de países em que a escrita criativa como área de conhecimento já se encontra consolidada. Demonstra como é possível rastrear a defesa pela inclusão da criação literária nas universidades brasileiras até o final do século XIX. Objetiva, também, contribuir para a organização do debate histórico sobre os cursos de escrita criativa no Brasil. Palavras-chave: Criação literária. Escrita criativa. Oficina literária. Ensino de literatura. História da literatura. REFERÊNCIAS ABED, Carolina Z. Presença da Escrita Criativa no Brasil. Revera – Escritos de Criação Literária, v. 6, 2021 [no prelo]. AMABILE, Luís Roberto. O fantasma, o elefante e o sótão: apontamentos sobre a escrita criativa na academia. Cenários, v. 1, n. 9, p. 53-61, 2014. AMABILE, Luís Roberto. 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Referência(s)