DE INOVAÇÃO À INCLUSÃO
2021; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55028/edutec.v1i1.13660
ISSN2764-9067
Autores Tópico(s)Educational Innovations and Technology
ResumoEste artigo explora resultados de uma pesquisa realizada em contexto rural durante a COVID-19. Na pandemia, o ensino remoto emergencial foi adotado numa primeira instância em Manitoba, Canadá. No reinício do ano letivo, porém, as escolas retornaram às aulas físicas e alguns alunos, que tinham alguma condição médica que os impediram de retornar às escolas, precisavam de uma alternativa. A colaboração entre escolas de sete divisões escolares distintas no oeste da província possibilitou o desenvolvimento de um programa inovador de ensino remoto que atendesse a essa população. Esta pesquisa-ação coletou dados de pais, alunos, professores, consultores curriculares, e diretores dentro deste programa. Professores e consultores trabalharam juntos no planejamento pedagógico e logístico para que a inclusão dessas famílias na escola remota ocorresse de forma natural. Os pais de alunos assumiram uma posição de co-educadores de alunos da pré-escola ao oitavo ano, foram imersos num contexto remoto e se adaptaram a novos sistemas de ensino e avaliação. Diretores mantiveram contato com as famílias participantes do programa, e auxiliaram os demais profissionais em funções administrativas extras. Parte da análise destes dados, apresentada neste artigo, surtiu reflexões acerca do contexto de inovação em que o programa se desenvolveu, da inclusão de alunos no ensino e aprendizagem durante a pandemia, inclusão digital e comunicação remota. Pautados nas teorias de colaboração (digital), tecnologias e educação, COVID-19 e educação, e ensino remoto, as discussões apresentadas neste artigo abordam possibilidades, potencialidades, e desafios de uma educação ressignificada por conta da pandemia.
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