Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Nomear é Dominar? Universalização do teatro e o silenciamento epistêmico sobre manifestações cênicas afro-brasileiras

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/2237-2660121806vs01

ISSN

2237-2660

Autores

Alexandra Gouvêa Dumas,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

RESUMO Ao considerar o teatro como uma das diversas manifestações cênicas da humanidade, pretende-se, com esta digressão textual, desnaturalizar a sua universalização, situando-a no contexto histórico e cultural do processo colonizador brasileiro. A centralidade excludente do teatro branco-ocidental promove o racismo epistêmico e, proveniente deste, o racismo estético que se apresenta em diversos espaços de poder, incluindo as universidades brasileiras. Os estudos acerca da decolonialidade oferecem um amparo teórico, aqui usado por meio da revisão de literatura sobre o tema, assim como a análise de documento curricular de cursos de graduação em Teatro.

Referência(s)