
“A grande revista de Minas para todo o Brasil”: o lançamento de Alterosa e a repercussão na imprensa belo-horizontina
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.34019/1981-4070.2021.v15.30942
ISSN1981-4070
AutoresGelka Arruda de Barros, Rafael Fortes,
Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoA partir de fontes impressas disponibilizadas em acervos físicos e digitais de instituições sediadas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o artigo analisa o lançamento, em agosto de 1939, da revista mensal ilustrada Alterosa, explorando a imagem que a mesma procurou delinear para seu projeto editorial. O grupo diretor da revista era formado por figuras proeminentes da elite intelectual e econômica da capital mineira. Publicada em Belo Horizonte, planejava construir um lugar de destaque entre os periódicos e o público daquele estado e do país, como a principal representante da cultura mineira. O trabalho explora esta pretensão de grandiosidade, perceptível em vários elementos discursivos dos primeiros dois números, bem como a sua recepção e a sua divulgação em diários da capital mineira, que explicitaram expectativas otimistas quanto ao sucesso e longevidade do periódico. Para tanto, discorremos brevemente sobre o contexto da imprensa em Belo Horizonte no período, pois o cenário, até aquele momento, apresentava dificuldades para o estabelecimento de propostas editoriais independentes na capital. Discute-se ainda outras características iniciais do projeto editorial da publicação, contextualizando-a na conjuntura da imprensa da época.
Referência(s)