
ENTRE O DIREITO À EDUCAÇÃO E A VIOLÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A PERIFERIA CAMPISTA
2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12957/synthesis.2018.54511
ISSN2358-4130
AutoresElizangela Rosa, Luciane Soares da Silva,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO artigo versa sobre os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado, em desenvolvimento no âmbito do Núcleo de Estudos Cidade, Cultura e Conflito (NUC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Aborda questões que envolvem moradores de comunidades periféricas da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, a fim de investigar <em>se</em> e <em>de que modo</em> o poder público local tem atuado na mediação dos conflitos e empreendido esforços para assegurar o acesso dos moradores à educação, à luz de referenciais teóricos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na Análise Documental (AD) e na pesquisa de campo. O estudo inicial indicou a necessidade de melhor articulação entre os agentes do poder público, bem como o desenvolvimento de um plano estratégico para que o direito formal à educação se traduza no cotidiano dos moradores dos espaços periféricos de Campos.
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