
ASTROBIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: COSMOVISÕES DE PESQUISADORES E PROFESSORES DA ÁREA
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 24; Linguagem: Português
10.1590/1983-21172022240125
ISSN1983-2117
AutoresClaudiane Chefer, André Luís de Oliveira,
Tópico(s)Planetary Science and Exploration
ResumoRESUMO: No âmbito de uma dissertação de Mestrado, buscou-se estruturar compreensões sobre a Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil, diante a cosmovisão de pesquisadores e professores que atuam na Educação Básica ou Superior no País. Para tanto, almejou-se pela análise fenomenológica dos discursos individuais e coletivos de seis colaboradores de pesquisa, transcritos e descritos a partir de entrevistas gravadas e escritas, tecer cosmovisões sobre os elementos que estruturam a astrobiologia no contexto do ensino de ciências brasileiro. Com esses movimentos articulou-se três núcleos de ideias, sendo eles: Potencial para a construção de conhecimentos científicos (NI1); Desafios institucionais, ontológicos e epistemológicos (NI2); Perspectivas e possibilidades no cenário nacional (NI3). Certamente um campo emergente da ciência que demanda uma ótica multidisciplinar apresentaria desafios e obstáculos para ser inserida no ensino de ciências nacional. Entretanto, não se pode negar que já existem possibilidades e potencialidades que podem ser exploradas neste contexto
Referência(s)