USO DE GEOTECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE INCLUSÃO DIGITAL PARA PESCADORES
2016; Volume: 10; Issue: 23 Linguagem: Português
10.18227/2177-4307.acta.v10i23.2518
ISSN2177-4307
AutoresCassiane Jrayj de Melo Victoria Bariani, Nelson Mario Victoria Bariani,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO uso de geotecnologias como ferramenta de inclusão digital vêm crescendo paulatinamente nos trabalhos acadêmicos. O presente trabalho tem por objetivo proporcionar um contato inicial com vistas à inclusão digital de pescadores artesanais, por meio de geotecnologias. Para o ensino ser mais produtivo são necessários métodos atrativos que despertem o interesse dos alunos. Portanto as atividades digitais desenvolvidas foram direcionadas para os conhecimentos e assuntos de interesse dos pescadores. Utilizando uma imagem do satélite Landsat 5, o aplicativo Google Earth e Google Maps, os vinte e um pescadores consultados conseguiram identificar, em três aulas, sete alvos conhecidos, são eles: 1. local de pesca; 2. rios; 3. ilhas; 4. bombas de arroz; 5. porto da cidade; 6. área urbana; e 7. ponte. As classes, “local de pesca”, “rios” e “ilhas” foram identificados por 100% dos pescadores que participaram das aulas. A atividade proporcionou aos pescadores uma visualização de pontos para a comercialização do pescado, como a área urbana e a foz do rio Ibicuí, pois identificaram seus locais de pesca próximos a estas regiões. O grupo também se mostrou motivado para aprender a se localizar e identificar locais de atividades alternativas, como possíveis pontos turísticos da região, para assim diversificar sua atividade.
Referência(s)