Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino de História das Relações Internacionais no Brasil. Perspectivas e ausências

2022; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21530/ci.v17n2.2022.1243

ISSN

2526-9038

Autores

Alexandre Moreli, Liliana Ramalho Fróio, Luah Tomas, Igor Palma Barbosa,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o ensino de História das Relações Internacionais nos cursos de graduação em Relações Internacionais no Brasil a partir da análise de Planos de Ensino Aprendizagem coletados entre os anos de 2015 e 2018. Por meio do exame do conteúdo de tais Planos, em especial das temáticas ministradas, da bibliografia utilizada e do perfil dos docentes, espera-se oferecer uma contribuição para o aperfeiçoamento do magistério em nível superior, para o desenvolvimento de novas agendas de pesquisas na área e para a relativização de obstáculos, como o etnocentrismo e o viés de gênero, no planejamento didático-pedagógico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX