
Validação do jogo educativo positivamente para prevenção do abuso de drogas por adolescentes escolares1/Validation of the educational game positivamente for the prevention of drug abuse by school adolescents
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 21; Linguagem: Português
10.4025/ciencuidsaude.v21i0.58992
ISSN1984-7513
AutoresJadna Mony Gregório Freitas, Kamille Ribeiro Sampaio, Álissan Karine Lima Martins,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoObjetivo: realizar a validação de aparência e conteúdo da tecnologia educacional – jogo de tabuleiro PositivaMente para a prevenção do abuso de drogas por adolescentes escolares. Método: estudo metodológico de validação de instrumento com amostra de nove juízes com experiência com o tema e método. A seleção e recrutamento foram feitos por meio do Currículo Lattes, bem como de artigos publicados na área e técnica de “bola de neve”. A coleta se deu em dois ciclos, entre agosto e novembro de 2018, por meio de questionário em formato eletrônico. Para validação dos itens utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Os aspectos com concordância menor que 0,8 foram alterados, conforme análise das sugestões dos juízes. Resultados: Os juízes foram de expertises diversas, como educação, saúde do adolescente, saúde mental e drogas e design de jogos digitais. O IVC foi de 0,82 no primeiro ciclo. Após as modificações no jogo, no segundo ciclo, o IVC foi 0,99. Considerações finais: o jogo PositivaMente é uma tecnologia educacional validada por juízes a ser utilizada como alternativa aos métodos tradicionais de prevenção ao abuso de drogas pelos adolescentes.
Referência(s)