
A educação ambiental na recuperação e conservação de recursos naturais: a percepção de assentados rurais no Cerrado goiano
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 6; Issue: 11 Fev. Linguagem: Português
10.14393/rct61112115
ISSN1809-6271
AutoresJosé Carlos Moreira de Souza, Lenício Gonçalves, Ana Maria Dantas Soares,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente trabalho foi realizado com os parceleiros do Assentamento Poções, localizado às margens do Rio das Almas no município de Rialma, Estado de Goiás. O objetivo consistiu em diagnosticar, analisar e compreender como os parceleiros interagem com o ambiente no seu cotidiano e implementar uma ação extensionista nessa realidade. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa, através de revisão bibliográfica e levantamento de dados por meio da observação participante e aplicação de questionários a 46 proprietários de parcelas. Constatou-se que a maioria dos parceleiros entrevistados, embora inseridos num processo de uso e produção do espaço que não estão de acordo às práticas sustentáveis, demonstram o domínio de conceitos relacionados ao uso sustentável dos recursos naturais. A partir dessas percepções, buscou-se propor uma concepção de Educação Ambiental (EA) que vislumbre a necessidade de colocar em prática os conhecimentos construídos, principalmente no que se refere ao uso correto dos recursos naturais. As experiências vivenciadas junto ao Assentamento Poções mostraram o quanto é importante a valorização das percepções de uma dada comunidade a respeito do ambiente em que vive. A pesquisa desdobrou-se numa proposta de (EA) na perspectiva da recuperação e conservação dos recursos naturais, a ser adotada pelo Instituto Federal Goiano - Campus Ceres (IF Goiano) em atividades/projetos de extensão rural. Busca-se, através desse tipo de intervenção, garantir o uso racional dos recursos naturais do Assentamento e desenvolver uma nova perspectiva para a atuação da Instituição enquanto executora de políticas públicas.
Referência(s)