
FOUCAULT, A EDUCAÇÃO E O NEOLIBERALISMO
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 38; Linguagem: Português
10.1590/0102-4698-37576
ISSN1982-6621
AutoresRodrigo Diaz de Vivar y Soler, Rafael Araldi Vaz, Patrícia Tatiana Raasch, LARA NADINE KANITZ PACKER, Miguel Alois Pitz e Silva,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoRESUMO: Este artigo procura pensar as bases de uma possível crítica empreendida por Michel Foucault em torno do neoliberalismo e da sua relação com a educação. Desenvolve-se uma leitura bibliográfica que percorre os trabalhos elaborados por Foucault a partir de uma história política da governamentalidade. Procurar-se-á demonstrar que o neoliberalismo, aos olhos de Foucault, deve ser compreendido tal qual um modo de vida e uma prática de governo responsável pela produção de modos de subjetivação identificados com o empresariamento de si mesmo como estética da existência neoliberal. Em um primeiro momento, serão percorridos os contornos do pensamento foucaultiano em torno de uma genealogia das artes de governo e dos processos de subjetivação. O segundo momento será dedicado a procurar compreender os efeitos pelos quais o neoliberalismo constitui-se enquanto um ethos responsável por produzir uma experiência de uma educação capitalizada e financeirizada. Finalmente, nossas considerações finais serão dedicadas à elaboração de uma crítica em torno do regime de governamentalidade neoliberal a partir das contribuições elaboradas por Michel Foucault.
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