Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A prática como componente curricular e a ação de extensão no percurso de formação do artista-pesquisador-docente

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14393/ouv-v16n2a2020-53098

ISSN

1983-1005

Autores

Tharyn Stazak de Freitas,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Esse texto narra a experiência em um processo, na disciplina Drama como método de ensino, realizada durante o ano de 2017, junto ao Curso de Teatro-licenciatura da Universidade Federal do Ceará e que teve como desafio responder a uma necessidade de articulação da disciplina com as dimensões formativas da prática como componente curricular e a ação extensionista a que se propõem os cursos de formação de professores nas Instituições de Ensino Superior do Brasil. Ao focalizar os atravessamentos entre teoria e prática por meio da experimentação criativa de recursos e estratégias e da organização colaborativa de um processo de drama no formato de uma vivência/oficina aberta à comunidade, foi por meio da escolha de um espaço afetivo da cidade, que puderam ser cruzados história, memórias e narrativas. Destes cruzamentos, abrem-se os olhares para as permeabilidades existentes entre o fazer teatral e a sociedade e também aos modos de produzir convívio.

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