
A prática como componente curricular e a ação de extensão no percurso de formação do artista-pesquisador-docente
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14393/ouv-v16n2a2020-53098
ISSN1983-1005
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoEsse texto narra a experiência em um processo, na disciplina Drama como método de ensino, realizada durante o ano de 2017, junto ao Curso de Teatro-licenciatura da Universidade Federal do Ceará e que teve como desafio responder a uma necessidade de articulação da disciplina com as dimensões formativas da prática como componente curricular e a ação extensionista a que se propõem os cursos de formação de professores nas Instituições de Ensino Superior do Brasil. Ao focalizar os atravessamentos entre teoria e prática por meio da experimentação criativa de recursos e estratégias e da organização colaborativa de um processo de drama no formato de uma vivência/oficina aberta à comunidade, foi por meio da escolha de um espaço afetivo da cidade, que puderam ser cruzados história, memórias e narrativas. Destes cruzamentos, abrem-se os olhares para as permeabilidades existentes entre o fazer teatral e a sociedade e também aos modos de produzir convívio.
Referência(s)