Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Gênero na propaganda eleitoral: as candidatas dos pleitos majoritários de 2018 e o discurso protagonizado no Horário Gratuito Político Eleitoral (HGPE)

2022; Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília; Issue: 39 Linguagem: Português

10.1590/0103-3352.2022.39.261713

ISSN

2178-4884

Autores

Michele Gourlart Massuchin, Camilla Quesada Tavares,

Tópico(s)

Gender Politics and Representation

Resumo

Resumo: O objetivo do artigo é discutir as características das campanhas de candidatas, com foco na perspectiva da comunicação eleitoral desenvolvida pelas pleiteantes e tendo como ponto de partida as dificuldades e entraves apontados pelos estudos sobre gênero e política. A análise empírica, a partir da observação sistematizada de 488 segmentos do HGPE, investiga como seis mulheres que disputaram cargos do executivo nacional e estadual construíram a campanha na TV durante as eleições de 2018. O foco esteve na sistematização da agenda temática, da abordagem discursiva, dos apelos e da presença de estereótipos. Os resultados evidenciam uma campanha neutra, embora haja diferenças entre elas, sobretudo nos temas abordados e na menor presença de estereótipos quando comparado a investigações anteriores.

Referência(s)