Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Modelo padrão: uma análise dos Livros Didáticos do PNLD para identificar conceitos relacionados a Física de Partículas Elementares

2022; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 44; Linguagem: Português

10.1590/1806-9126-rbef-2022-0153

ISSN

1806-9126

Autores

Kleber da Luz Bastos, Karen Magno Gonçalves, J. Cabral Neto,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Considerando que para o ensino de física no Ensino Médio adota-se, geralmente, nas escolas públicas o livro didático aprovado pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) e que esse pode ser o único referencial para professores e estudantes, ocorreu-nos a seguinte questão: o livro didático pode efetivamente assumir esse protagonismo quando se trata do ensino da Física de Partículas Elementares? Para respondê-la, analisamos as resenhas contidas no Guia dos Livros Didáticos do PNLD de 2018 e 2021 utilizando a técnica de análise de conteúdo. Complementar a isso, identificamos quais conceitos são apresentados nos livros que são objetos de conhecimento para a Física de Partículas Elementares (ou Modelo Padrão), porque a depender da experiência/interesse do professor e do livro didático esse tema poderá ser negligenciado em sala de aula. Os resultados da análise de conteúdo evidenciam características que permeiam um livro na condição de material instrucional didático, tais como: metodologia de ensino e conhecimento didático-pedagógico. Os objetos de conhecimento relacionados a Física de Partículas Elementares foram identificados nos livros a partir de um rol de perguntas de caráter dicotômico.

Referência(s)